O sucesso dos Indicadores Ethos, principal ferramenta no Brasil de auto-avaliação empresarial da Responsabilidade Social, comprova sua importância como marco referencial da área. Apesar de ser um instrumento didático e auto-aplicativo, os Indicadores Ethos exigem rigor e metodologia na sua utilização, especialmente em grandes empresas, para que possam fornecer à organização avaliada um retrato fiel de sua Responsabilidade Social.
Pensando nisso, e no aproveitamento de todo o potencial de geração de mudanças positivas dos Indicadores Ethos, a BSD desenvolveu uma metodologia para a sua aplicação.
Esta metodologia permite integrar a avaliação dentro de um diagnóstico maior com vistas à gestão da responsabilidade social empresarial, possibilitando não só comparações com o setor e empresas similares, mas também um “gap-analysis” em relação aos mais importantes sistemas internacionais de gestão da responsabilidade social, AA1000/GRI e SA8000.
A abordagem proporcionada pela metodologia BSD de aplicação dos Indicadores Ethos busca:
.: Gerar maior representatividade dos resultados através da participação de pessoas em vários departamentos da empresa e com diversos níveis hierárquicos;
.: Aumentar a credibilidade através da inclusão de representantes dos diversos stakeholders (mapeamento);
.: Conhecer riscos e oportunidades relacionados à responsabilidade social da organização; Adequar o processo de coleta de dados às necessidades e à estrutura da organização;
.: Atender os princípios de qualidade do padrão de garantia do ISEA (Inclusividade, Materialidade, Completude; Pró-Atividade);
.: Criar autonomia para futuros processos de aplicação dos indicadores dentro da organização;
.: Criar um modelo para replicação dentro de outras áreas e para fornecedores.
Além disto, ela cria o quadro referencial necessário para possibilitar o uso dos Indicadores como ferramenta de diagnóstico da gestão em responsabilidade social mais amplo e preciso, facilitando a criação e o desenvolvimento de planos de ação.
|
Indicadores Ethos
Trata-se de uma ferramenta de uso essencialmente interno, que permite a avaliação da gestão no que diz respeito à incorporação de práticas de responsabilidade social, além do planejamento de estratégias e do monitoramento do desempenho geral da empresa.
Os indicadores abrangem os temas Valores e Transparência, Público Interno, Meio Ambiente, Fornecedores, Consumidores e Clientes, Comunidade e Governo e Sociedade.
Saiba mais acessando o site do Instituto Ethos: www.ethos.org.br
|